Localização: região leste
Área: 6.357Km²
Distância a Palmas: 143 km
Aniversário do município: 14 de maio
População: 6.176 habitantes (2007-IBGE)
Prefeito: IRACI GUIMARAES CAMPOS
Telefone da prefeitura: 63 - 3451-1288 - Fax: 3451-1170
História: em 25 de maio de 1981, vereadores, lideranças locais, professores, estudantes, a população e o prefeito de Lizarda, Altamir Alves Bezerra, compuseram um abaixo-assinado seguido de 243 nomes, onde se pedia a emancipação do povoado Rio Sono.
A emancipação se deu no ano seguinte, por meio da lei de nº 9.185, de 14 de maio de 1982, sendo que a instalação do município ocorreu em 1° de fevereiro de 1983.
O nome Rio Sono foi tomado do rio que banha a localidade. O nome do rio, por sua vez, tem origem na lenda “Flor do Paraíso”, contada pelos primeiros moradores da região.
Atrativos: praias do Rio Sono
Festas populares: Santos Reis, Santa Luzia, São Bento, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cuia de Mel, festa junina e aniversário da cidade
Padroeira: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (27 de junho)
Economia: agropecuária
Pontos turísticos: Rio do Sono, praia Flor do Paraíso no Rio Perdido, bosque e cachoeiras