Sistema Estadual de Bibliotecas

O SEBP - foi criado pela Lei nº. 578 de 24 de agosto de 1993. Tem por finalidade assessorar e apoiar os municípios em atividades de planejamento, organização e apoio às suas Bibliotecas Públicas Municipais

FUNÇÕES

O Sistema Estadual tem como metas atuar junto às políticas do Ministério da Educação, Cultura e a Biblioteca Nacional (Sistema Nacional de Bibliotecas). Assim, viabilizando junto a estes os recursos necessários para a aquisição materiais de Biblioteca, disponibilizando estes aos municípios que tenham bibliotecas públicas cadastradas e ativas. O Sistema Estadual também tem a incumbência de oferece treinamento em softwares especializados na organização de acervos e gerenciamento dos trabalhos. Bem como:

• Coordenar as políticas do Ministério da Cultura e do Sistema Nacional de Bibliotecas no Estado.

• Dar orientação e assessoria ao planejamento das atividades das bibliotecas da Municipal Públicas.

• Prestar assessoria às Bibliotecas Públicas Municipais quanto à: qualificação de recursos humanos, realização de oficinas, elaboração de projetos, indicação de acervo para aquisição, doação de livros e materiais, inserção destas bibliotecas nas políticas do governo Estadual e Federal.

OBJETIVOS

Coordenar e incentivar as ações referentes ao cumprimento da política estadual para as bibliotecas publicas;

 Capacitar a BPM (Biblioteca Pública Municipal) como órgão central do Sistema;

 Coordenar as políticas do Ministério da Cultura e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas no Estado;

 Coordenar a elaboração de propostas, planos, programas e atividades na sua área;

 Manter o cadastro das bibliotecas públicas do estado e encaminhar os cadastros para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas;

 Prestar Assessoria técnica às Bibliotecas Públicas municipais e estaduais no que se refere a qualificação de recursos humanos, realização de oficinas, a elaboração de projetos, a indicação de acervo para aquisição, doação de livros e materiais, e a inserção destas bibliotecas nas políticas do governo estadual e federal e a criação de novas bibliotecas.

Mais informações:

Secretaria de Estado da Cultura