Notícias

Equipes trabalham na implantação de Plano Diretor Estratégico no Hospital de Gurupi

13/09/2017 - Aldenes Lima/Governo do Tocantins

O Hospital Regional de Gurupi (HRG) está recebendo, nesta semana, uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde e consultores da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) que estão trabalhando no Projeto Rede Hospitalar do Tocantins. Esse projeto prevê a implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) nos hospitais públicos geridos pelo executivo estadual. No plano, constam estratégias que tragam soluções concretas para a unidade hospitalar, em curto, médio e longo prazo, obedecendo aos processos de trabalho e serviços habilitados conforme perfil e complexidade.

“Estamos buscando a base para o plano diretor, com informações que servirão para formatar um roteiro de ações a partir das necessidades da unidade. Estamos ouvindo os gestores de todos os setores do hospital, vendo os processos de trabalho, as condições estruturais e um apanhado parcial dos recursos humanos”, explicou a consultora da Opas, Vanisia Sulpino, acrescentando que “com as informações, será feito um diagnóstico das necessidades a curto, médio e longo prazo, tudo de forma planejada estrategicamente”.

Especificamente no Hospital de Gurupi, a consultora adiantou que já é possível afirmar por onde devem começar os trabalhos. “Verificamos que a porta de entrada da unidade, o pronto-socorro, deve ser o primeiro local a ser trabalhado aqui em Gurupi. Pois, a partir do momento que reorganizarmos esse setor, isso será refletido em toda a unidade, pois todo o hospital é consequência do fluxo que recebe”, destacou.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, que esteve acompanhando os trabalhos das equipes em Gurupi, a ideia é promover ganho para a população. “Cada equipe hospitalar vai colaborar para elaboração do plano no hospital onde atua. Essas equipes receberão ajuda de um ou mais apoiadores, cuja função deve ser a de promover e potencializar as capacidades da equipe para a construção de um plano viável”, enfatizou.

A diretora de enfermagem do HRG, Nicole Aguiar, disse estar entusiasmada com a implantação do projeto. “Vemos com bons olhos esta visita, que tem nos ajudado na organização dos processos com dicas valiosas que poderemos colocar em prática imediatamente. Quando estamos envolvidos nos problemas, não conseguimos enxergar as alternativas, e ter alguém que nos oriente é muito importante”, afirmou a diretora, acrescentando que as melhorias já realizadas na unidade também foram elogiadas pela equipe e isso motiva os servidores a continuarem buscando melhorar a assistência ao paciente, com qualidade e eficiência.

Diretrizes

De acordo com a Superintendência de Unidades Próprias da Secretaria de Estado da Saúde, a proposta de melhoria da gestão dos hospitais estaduais está embasada em três diretrizes estratégicas: Implementar um modelo de atenção integral e humanizado, com foco na qualidade de assistência e segurança dos usuários; integrar o hospital no sistema de saúde loco regional articulado com as redes de atenção à saúde e linhas de cuidado; e exercer um modelo de gestão compartilhada baseada na contratualização de metas e resultados com critérios claros de avaliação e controle.

Compartilhe esta notícia