Notícias

Governo discute conclusão de obras em Palmas e Araguaína

12/09/2017 - Seden/Governo do Tocantins

A conclusão do Laboratório de Referência Animal (Lara) no município de Araguaína e a entrega do Polo de Pesquisa Agropecuária, no Parque Agrotecnológico da Agrotins, em Palmas, foram discutidas na tarde de segunda-feira, 11, em reunião na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). O gestor da pasta, Alexandro de Castro Silva, recebeu a reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Suely Quixabeira, e o superintendente de Obras Públicas da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Silvio Curado Fróes, para tratar da organização e dos encaminhamentos finais para entrega, inauguração e funcionamento dos projetos.

Os projetos são frutos de Convênio Estruturante entre o Estado do Tocantins, por meio da Seden, e o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

De acordo com o diretor de Amparo à Pesquisa e Financiamento Estudantil da Seden, Virgílio Alencar, a junção das principais partes envolvidas no projeto tem como motivação a busca das soluções necessárias para viabilizar o encerramento das obras e colocar em funcionamento. Uma vez entregues, os projetos serão geridos pela Unitins.

O Laboratório de Referência Animal em Araguaína está com 85% das obras concluídas. Foram paralisadas ainda em 2014, em função do vencimento da vigência de contrato e convênios. A solução para conclusão dos serviços se deu por meio de termo aditivo de atualização de preço e prazo, que será firmado com a Construtora Técnica Viária. Após a assinatura dos termos jurídicos necessários, a previsão de conclusão das obras é de 120 dias. Conforme Virgílio Alencar, o laboratório cumprirá papel importante na qualidade e sanidade animal da região norte do Estado.

Por sua vez, o Polo de Pesquisa Agropecuária é formado por seis laboratórios e a Casa de Vegetação. Os laboratórios já estão prontos e serão inaugurados em breve. Já a Casa de Vegetação deverá ficar pronta para funcionamento no início de 2018.

Também participaram do encontro os pró-reitores da Unitins, Eduardo Ribeiro, de Pesquisa e Pós-Graduação; e Senivan Almeida de Arruda, de Administração e Finanças; bem como o gerente de Captação e Acompanhamento de Projetos da Seden, Antônio Fernandes.

 

Compartilhe esta notícia