Notícias

Ruraltins ministra oficinas sobre suinocultura e avicultura durante 2º Piscishow e 1º Avisuleite

13/07/2017 - Alaides Cardoso/Governo do Tocantins

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participa, de quinta a sábado, dias 13 e 15, do 2º Congresso e Feira de Tecnologia para Pesca e Aquicultura do Matopiba (2º Piscishow) e 1º Congresso e Feira de Avicultura, Suinocultura e Lacticínios Agrofamiliar e Empresarial (1º Avisuleite). O evento é realizado no Centro de Convenções Arnoud Rodrigues, em Palmas.

Nesta sexta-feira, 14, o médico veterinário e extensionista do órgão em Natividade, Ueslei Silva Mazoni ministrará uma oficina com o tema Manejo de Matrizes e Leitões na Agricultura Familiar. A oficina será realizada no Auditório Rio Tocantins, das 10h30 às 11h30.

No sábado, 15, o zooctenista do Ruraltins, Hélio de Souza, irá ministrar, das 10h30 às 16h30, no auditório Rio Formoso, uma oficina sobre Avicultura Caipira. Dentre os temas que serão tratados estão: manejo das fases inicial/crescimento das aves; instalações; nutrição e alimentação das aves; controle sanitário; custo de produção; abate e comercialização.

Além das oficinas, o Ruraltins e as secretarias de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), e do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) estarão com um estande institucional, apresentando as ações do Governo do Estado voltadas ao desenvolvimento do setor agropecuário.

Piscishow e Avisuleite

Piscishow e Avisuleite são realizações da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet) e da revista Cerrado Rural, sob o patrocínio do Governo do Tocantins, por meio da Seden e da Seagro; do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE) e da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural (Seder) e da Agência Municipal de Turismo. O evento tem o apoio técnico do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio de sua Superintendência no Tocantins e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).