Vitrine da Agricultura Familiar obteve resultados positivos na Agrotins 2017

19/05/2017 - Alaides Cardoso/Governo do Tocantins

A Vitrine da Agricultura Familiar, espaço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), a cada ano traz como proposta ser o local onde o agricultor familiar irá encontrar tecnologias ideais para o desenvolvimento da sua produção. A proposta, para essa edição, foi trazer um modelo de uma fazenda sustentável, integrando diversos sistemas de produção (agrícola e pecuária), e ainda a exposição de artesanatos e produtos feitos pelo homem do campo.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Valdivino Fraga, informou que o local contou com 11 unidades demonstrativas e 34 atividades apresentadas, tais como palestras, demonstrações práticas, e ainda um Pesque e Leve.

De acordo com Valdivino Fraga, 40 expositores, das associações e cooperativas de diversos municípios do Estado, estiveram comercializando seus produtos, entre artesanatos e alimentos, totalizando mais de R$ 20 mil em vendas. “Os expositores mostraram a diversidade de produtos da agricultura familiar, propiciando, com isso, maiores oportunidades para compras futuras, por meio do contato e interação com os consumidores”, disse.

Segundo o diretor, 135 caravanas, vindas de todas as regiões do Tocantins e duas do estado do Pará, trouxeram cerca de 1.600 agricultores. “A média de público que passou pelo circuito da Fazenda Sustentável foi de 5 mil pessoas diariamente, superando assim, o número de visitantes do ano anterior, que foi de 4.500 pessoas”, acrescentou Valdivino Fraga.

O presidente do Ruraltins, Pedro Dias, afirma que os resultados alcançados foram graças ao empenho da equipe de profissionais do órgão e que a meta a partir de agora é melhorar. “Vamos fazer um esforço para que, na próxima edição da Agrotins, possamos trazer mais novidades e mais tecnologias, apropriadas ao pequeno produtor, para que ele possa aplicá-las em sua propriedade e ter um ganho de produção e produtividade”, disse o presidente, sugerindo a formação, desde já, de uma comissão para planejar a Agrotins 2018.

Os resultados foram apresentados na quarta-feira, 17, durante reunião de avaliação da Feira com os extensionistas na sede do órgão.

Realização

A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e suas vinculadas: o Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), além de parceiros do setor do agronegócio.