Governo do Tocantins e Banco Mundial promovem seminário sobre segurança viária

19/05/2017 - Luzinete Bispo /Governo do Tocantins

O Governo do Estado e o Banco Mundial promovem no dia 25 de maio, das 8 às 17h30, no anfiteatro do Centro Educacional São Francisco de Assis, em Palmas, o I Seminário de Segurança Viária do Tocantins. É um evento técnico voltado para profissionais que trabalham na área de segurança viária em órgãos públicos, empresas privadas ou organizações não governamentais. O evento tem inscrições limitadas e podem ser antecipadas no endereço eletrônico www.seinf.to.gov.br

O evento é realizado no âmbito das ações de segurança viária previstas no Projeto Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) do Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). O objetivo do seminário é contribuir para a elaboração de estratégias institucionais, visando a redução de acidentes de trânsito com vítimas fatais.

A questão de segurança dos usuários das rodovias tocantinenses é prioridade para o Estado, que está engajado no cumprimento das metas da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011/2020, preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O secretário de Estado da Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinf) e presidente da Ageto, Sérgio Leão, fará a abertura do encontro. Ele afirma que o seminário visa encontrar novas formas para reduzir o número de acidentes nas rodovias, por isso o evento faz parte da agenda do Movimento Maio Amarelo #MinhaEscolhaFazADiferença. “A segurança viária precisa ser constantemente pensada, analisada, para encontrarmos soluções efetivas na redução de acidentes em nossas rodovias”, disse.

8 às 9 horas – Inscrições

9 às 9h10 – Abertura do evento

Fala do secretário da Infraestrutura e Serviços Públicos e presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras, Sérgio Leão.

9h10 às 9h30 – Palestra 01

Tema: Segurança Rodoviária – Perspectiva do Banco Mundial

Palestrante: Satoshi Ogita

Representante do Banco Mundial.

9h30 às 9h50 – Palestra 02

Tema: Planejamento Estadual de Segurança Rodoviária

Palestrante: Gilvamar Moreira de Sousa

Superintendente de Operação e Conservação Rodoviária/Agência Tocantinense de Transportes e Obras.

Intervalo – Coffee break

10h10 às 10h50 – Palestra 03

Tema: Visão Geral do IRAP-Metodologia de Classificação por Estrelas para Segurança Viária

Palestrante: Valter Zanela Tani

Laboratório de Transportes e Logística – LABTRANS/Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

10h50 às 11 horas – Palestra 04

Tema: Cenário Atual e Perspectivas na Segurança Rodoviária no Tocantins

Palestrante: Capitão José Mário Carvalho Lemos Filho

Subcomandante do BPMRED-TO (Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas).

11 às 11h20 – Palestra 05

Tema: Atuação do Comando Rodoviário de SC na Redução de Acidentes

Palestrante: Tem. Cel. Fábio José Martins

Comando de Policiamento Rodoviário de Santa Catarina.

11h20 às 11h40 – Palestra 06

Tema: Fiscalização e Educação para Rodovias Federais no Tocantins

Palestrante: Almir Eustáquio da Silva

Representante da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Tocantins.

11h40 às 12horas – Sessão perguntas e respostas

12 às 14 horas – Almoço

14 às 14h30 – Palestra 07

Tema: Saúde e Trânsito: Impacto e o Envolvimento do Setor no Tema da Segurança Viária

Palestrante: Victor Pavarino

Membro Titular da Câmara de Saúde do Conselho Nacional de Trânsito, Consultor Internacional da Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde.

14h30 às 15 horas – Palestra 08

Tema: Mudanças no CTB, Correlacionadas a Preservação da Vida

Palestrante: Capitão (QOPM) Geraldo Magela Azevedo Silva Júnior – Detran/TO.

15 às 15h30 – Palestra 09

Tema: BR-Legal: Histórico e Aplicações

Palestrante: Lucas de Araújo Bôto

Engenheiro Civil / Coordenador de Engenharia de Trânsito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

15h30 às 16 horas – Palestra 10

Tema: Os riscos no Abuso da Velocidade e no Consumo de Álcool no Trânsito

Palestrante: Celestino de M. Pessoa

Agente de Trânsito e Transportes / Prefeitura Municipal de Palmas-TO.

16 às 16h30 – Sessão perguntas e respostas

16h30 às 17 horas – Encerramento

- Sérgio Leão

Secretário da Infraestrutura e Serviços Públicos e Presidente da Agência Tocantinense e Transportes e Obras (Ageto).

- Representante do Banco Mundial.

17 às 17h30 – Coffee break.