Notícias

Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral abrem ano letivo com alunos de Goiás e Pernambuco

20/03/2017 - Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Após receberem formação de 40 horas, as equipes escolares das escolas que aderiram ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral iniciam o ano letivo, nesta segunda-feira, 20.

 As equipes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes e mais 39 alunos estudantes egressos do Etado de Pernambuco, 21 de Goiás, um técnico da Secretaria de Educação de Pernambuco e um da Secretaria de Educação de Goiás irão realizar o acolhimento dos novos alunos nas 12 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, em todo o Estado.

Durante o acolhimento, os jovens apresentam, aos novos estudantes, a equipe escolar, os ambientes da escola e os fundamentos do modelo de ensino. Este é um importante diferencial, visto que os conceitos principais do modelo escolar são explicados por jovens e para jovens.

O acolhimento dos estudantes ocorre nos dias 20 e 21 de março, e, marca o início da construção do Projeto de Vida dos estudantes provocando reflexões sobre os sonhos dos discentes.

Os profissionais das 12 unidades escolares conheceram as bases do Modelo Pedagógico e de Gestão, Metodologias de Êxito e Plano de Ação da Seduc, entre os dias 13 e 17 de março, perfazendo carga horária total de 40 horas, a respeito do novo modelo de ensino em questão. No encontro, as equipes escolares foram preparadas para, quando houver necessidade de expansão do programa, realizarem a mesma formação, bem como prepararem formadores multiplicadores das Regionais de Educação.

Nas unidades escolares, nos dias 20 e 21 de março, serão acolhidos os professores, estudantes e pais dos alunos, respectivamente. Lembrando que cada turma de cada unidade escolar receberá um aluno egresso de escola do Programa Escola de Ensino Médio em Tempo Integral como parte do acolhimento para o novo modelo de ensino.

Parte do acolhimento dos pais ou responsáveis familiares será feita pelos Jovens protagonistas egressos de Escolas de Pernambuco e de Goiás. Entretanto, a equipe gestora da escola participa ativamente. Nesse momento, a escola transmitirá mensagens para a família sobre o seu funcionamento como horário das aulas, alimentação, uniforme e proposta pedagógica do programa.

Os professores e a equipe escolar serão recebidos com as boas-vindas da equipe Diretiva. A abertura será feita com um café da manhã e o encerramento com um almoço. O acolhimento será realizado pelos Jovens Protagonistas egressos do Ginásio Pernambucano. Após o almoço do dia 20 e durante todo o dia 21, os professores estarão reunidos para planejamento com a equipe diretiva e técnica.

Para a professora Wanessa Zavarese Sechim, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, este é um momento de muita responsabilidade. “Estamos preparando uma escola atrativa para nossos alunos, onde a gestão é pedagógica, o centro é o aluno e o seu protagonismo juvenil. Uma escola que o aluno goste e queria permanecer nela”, disse.

Escolas contempladas

 As escolas de ensino médio que, em 2017, ofertarão a modalidade em tempo integral são 12, distribuídas nos seguintes municípios: Colégio Estadual Rui Barbosa (Araguaína); Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida (Araguaína); Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire (Araguaína); CEM Dona Filomena Moreira de Paula (Miracema); CEM Darcy Marinho (Tocantinópolis); CEM Bom Jesus (Gurupi); CEM Antônio Póvoa (Dianópolis); CEM Oquerlina Torres (Guaraí); CEM Presidente Castelo Branco (Colinas); Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro (Arraias); Colégio Militar de Palmas (Palmas); e Escola Estadual Madre Belém (Palmas).

Cronograma de acolhimento

20/03 Matutino 7h30min às 12 horas - Professores e Equipe Escolar

20/03 Vespertino 14 horas às 17h30min - Estudantes

20/03 Vespertino 17 às 19 horas - Pais/responsáveis

21/03 Matutino 7h30min às 12 horas - Estudantes

21/03 Vespertino 14 horas às 17h30min - Estudantes

Compartilhe esta notícia