Notícias

Governador reconhece importância histórica de Miracema na consolidação do Estado

07/12/2017 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins 

Durante sessão especial da Assembleia Legislativa, realizada no Plenário Deputado Sebastião Borba da Câmara Municipal, em Miracema do Tocantins, na manhã desta quinta-feira, 7, o governador Marcelo Miranda destacou o papel histórico do município na consolidação do Estado do Tocantins a partir de 1988.

"Voltar a este parlamento é um momento de emoção, pois é voltar ao começo da história do nosso Estado. É reconhecer que aqui iniciaram os Poderes, as entidades. Esse dia é muito mais que o cumprimento de um dispositivo da Constituição do nosso Estado. Esse ato revela a nossa gratidão a essa cidade e a esse povo que acolheu a todos os que contribuíram com a criação do Tocantins", enalteceu o governador. 

Na ocasião, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Manuel Santos, também destacou que a transferência da Capital para Miracema tem um valor inestimável. "Esse momento é um reconhecimento da nossa história. Neste Plenário, foi onde se instalou a primeira Assembleia, aqui foram aprovadas as leis que conduziram a nossa história, desde a constituinte do Estado do Tocantins", destacou. 

Ações 

O presidente da Câmara Municipal de Miracema do Tocantins, vereador Edilson Tavares, agradeceu aos deputados estaduais que colocaram emenda para Miracema e solicitou a continuidade de atenção com o município. "Mantenham as emendas para Miracema. Quem ganha com isso não somos nós políticos, mas a população que precisa dessa atenção. Também quero parabenizar o governador Marcelo Miranda,pela atenção que ele tem dado ao município", ressaltou o parlamentar. 

Ainda durante o evento, o prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés Costa da Silva, falou das ações que o Governo do Estado trouxe para o município e a importância da transferência da Capital. "Estão sendo realizados inúmeros atendimentos no prédio da Prefeitura, uma iniciativa muito importante. Esse dia serve de reflexão sobre o papel que Miracema sempre terá na história e no desenvolvimento do Estado do Tocantins", apontou o gestor. 

Capital por um dia

A transferência da capital por um dia atende aos artigos 161 da Constituição Estadual e o 2º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que dispõem sobre a elevação do município à condição de Capital a cada ano. Miracema foi a Capital Provisória do Tocantins durante um ano, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1989.

Compartilhe esta notícia