Educa Sanear chega a Sampaio em sua 10ª edição

08/11/2017 - Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

Nesta quinta-feira, 9, a caravana do Educa Sanear chega ao Bico do Papagaio. Sampaio, a 645 km de Palmas, é o primeiro município da região a receber o programa da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). Realizado a partir de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Educa Sanear já beneficiou nove cidades-polo desde março deste ano, quando o convênio começou a ser executado.

O programa é de caráter educacional e trabalha, com as comunidades, temas relacionados a meio ambiente, saneamento, cidadania, saúde e qualidade de vida. Sandolândia, Aurora, Crixás, Lizarda, Santa Tereza, Novo Jardim, Centenário, Bernardo Sayão e Brasilândia já foram contemplados. Com a 10ª edição em Sampaio, o convênio chega ao percentual de 71% executado. São investidos neste programa cerca de R$ 1 milhão.

Programação

As atividades começam na manhã desta quinta-feira, a partir das 8 horas, com gincana, concurso de dança, cinema e pipoca para crianças na Escola Municipal 1º de Julho. A programação segue, ao longo do dia, com a oficina de vigilante e voluntário pelo meio ambiente, que ocorre a partir das 9 horas, também na Escola Municipal. E a tarde, a partir das 14 horas, a oficina de reciclagem e artesanato no mesmo local.

Às 17 horas, a comunidade participa do passeio ecológico, com saída da Praça Central Padre João até a Unidade de Saúde. A programação do dia será concluída com o plantio de mudas nativas do Cerrado, e também de espécies frutíferas como jambo, caju, pitanga e ata. A equipe de engenheiros ambientais da ATS e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), parceiro do evento, orienta, aos participantes, quanto ao plantio adequado e a importância do plantio para o reflorestamento e preservação de nascentes.

Na sexta-feira, 10, o ciclo de palestras inicia a partir das 8 horas da manhã na Escola Municipal 1º de Julho. São abordados os seguintes temas: uso, reuso e preservação da água; qualidade da água para consumo humano; preservação das nascentes e o tema Fogo: basta começar para que tudo se acabe.

Para esta edição, ATS conta com a parceria das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Sampaio, Defesa Civil, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Além do certificado de participação, ao final do evento, os participantes recebem kits com mochila, camiseta, boné, chaveiro, caneta, apostila, e bloco de anotações, entre outros brindes.