Notícias

Governo realiza ação com cerca de 2 mil exames de alta complexidade

06/11/2017 - Aldenes Lima e Jesuino Santana Jr/Governo do Tocantins

Pacientes oriundos de 126 municípios do Tocantins, que estavam na fila de espera para realização de exames de alta complexidade, foram beneficiados pelo Governo do Estado com a realização do programa Exame Noturno, que ocorreu no Hospital Geral de Palmas (HGP), entre os dias 3 de agosto e 21 de setembro. Os objetivos da ação foram reduzir o tempo de espera, promover o diagnóstico preciso e precoce, e em alguns casos, acelerar o tratamento.

Com o programa Exame Noturno, foram realizados 1.931 exames, sendo 358 tomografias, 611 ressonâncias e 962 mamografias, todos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para realização dos procedimentos, o Governo ajudou os pacientes com o deslocamento até a Capital. Segundo o setor de Regulação da Saúde, eram esperados 3.124 pessoas, que constavam nos sistemas dos municípios, mas nem todos compareceram.

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, quanto antes ocorrer o diagnóstico, maiores são as chances de cura. “Temos trabalhado para garantir celeridade nos atendimentos aos usuários do SUS no Tocantins e este programa é mais uma ação que visa dar dignidade a estas pessoas, com o fim da espera e da angústia por um tratamento preciso de suas enfermidades”, destacou o secretário, garantindo que o programa deve continuar, mas que ainda não há uma data fechada para a próxima edição.

Pacientes comemoram

A agricultora familiar Vairene Gomes, de 53 anos, moradora do município de Colinas do Tocantins, disse estar feliz em ter sido atendida pelo programa. “Estava, há algum tempo, esperando uma tomografia e achei muito bom poder fazer e agora prosseguir com o tratamento. Fui muito bem atendida, me levaram para fazer e me trouxeram de volta, nada a reclamar”, afirmou.

Moradora de Araguaína, a estudante Daiane Susi Costa Campos, fez uma ressonância e afirmou que o programa ajuda os pacientes na prevenção e também no tratamento das doenças. “Achei muito bom poder fazer o exame que eu aguardava há meses. Fui a Palmas com tudo bancado pelo Estado e, agora, posso continuar o tratamento do meu joelho, que me incomoda há anos”, pontuou.

Para a secretária de Saúde do município de Paraíso do Tocantins, Rosirene Gomes Leal, “a iniciativa do Governo foi louvável pelo suporte que deu aos municípios que tem fragilidade na oferta de exames de alta complexidade. Ficamos muito felizes por termos mais de 200 pacientes atendidas com exames de mamografias, uma vez que o mamógrafo daqui ficou algum tempo parado por causa de manutenção. Tenho certeza de que os pacientes que aguardavam na fila de espera há algum tempo estão satisfeitos”, concluiu.

Parcerias

O programa Exame Noturno contou com parceria da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), Hemorrede Tocantins e Coordenação de Saúde Indígena no Tocantins, que cederam vans e micro-ônibus, para o traslado dos pacientes. Todos os exames foram realizados pela empresa terceirizada responsável por estes procedimentos dentro do HGP.

Compartilhe esta notícia