Notícias

Marcelo Miranda inaugura nova sede de escola em Porto Nacional

27/11/2017 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Com o objetivo de reforçar o processo de ensino e aprendizagem no Tocantins, o governador Marcelo Miranda, acompanhado da vice-governadora Claudia Lelis, entregou na manhã desta segunda-feira, 27, a nova sede da Escola Estadual Custódia da Silva Pedreira, em Porto Nacional. A unidade escolar vai funcionar em tempo integral e está com matrículas abertas para 2018.

"Eu sempre reafirmo que a educação é o melhor caminho para uma sociedade mais justa, livre e solidária. O Governo do Estado tem feito a sua parte e com boas parcerias, nacionais e também com organismos internacionais, vem transformando esse setor fundamental para o desenvolvimento do Tocantins. Toda essa estrutura está a serviço da comunidade escolar, a serviço do aprendizado, do ensino e do lazer", garantiu Marcelo Miranda.

O prefeito do município de Porto Nacional, Joaquim Maia, agradeceu ao governador pelas obras da escola. "Essa iniciativa, que contou com apoio do governo federal e que foi encabeçada pelo governador Marcelo Miranda, vem ao encontro do que queremos para Porto Nacional".

Estrutura

O prédio, construído dentro dos padrões do Ministério da Educação (MEC), em uma área de 2.945 m², conta com 12 salas de aula e paisagismo. Tem capacidade para atender 450 alunos, mas inicialmente abrirá matrícula para 380 estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio.

Foram investidos na obra R$ 4.083.858,61, recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com contrapartida do Governo do Estado. A unidade escolar conta com biblioteca, área administrativa, 12 salas de aula, cinco Laboratórios (física, química, Biologia, ciências e Informática), banheiros, cozinha, refeitório, vestiário, quadra poliesportiva coberta e com arquibancadas.

Melhorias

Ex-alunos da Escola Estadual Custódia da Silva, em visita ao novo prédio, destacaram as principais mudanças identificadas por eles. Sara Rejane Batista da Silva estudou na antiga sede da escola por volta de 2010, quase encerrando o ensino médio, ela comemorou o benefício que chega para os novos alunos. "Quando estudei na Custódia [Escola Estadual Custódia da Silva], foram anos de muito aprendizado e, com esse novo prédio, os alunos só têm a ganhar", disse.

A estudante Ingrid Caroline Guimarães Soares, atualmente cursa o 1º ano do ensino médio e já faz plano para voltar a estudar na unidade escolar. "Se aqui começar a ter o 2º e o 3º ano, vai ser muito bom. Com certeza vou querer voltar a estudar aqui, a estrutura da escola está mais bonita e moderna. Gostei muito daqui. Acho que fica até melhor para a gente estudar e aprender", ressaltou.

História

O nome da Escola Estadual Custódia da Silva Pedreira foi uma homenagem póstuma à senhora Custódia da Silva Pedreira, por ser membro de uma família tradicional do século passado do município de Porto Nacional, então norte goiano. Criada pela Lei n° 9.984 de 27 de janeiro de 1986, iniciou suas atividades na Avenida Parnaíba, Bairro Vila Nova, com quatro salas de aula, turmas de 1ª a 4ª série do ensino fundamental e um total de 220 alunos matriculados.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Zavareze, destacou o processo de criação da unidade escolar e as mudanças que foram promovidas. "A escola foi construída de placas de cimento, no Governo de Iris Rezende Machado, no programa de mutirão de mil salas de aula no então extremo norte do Estado de Goiás, e foi palco de muito ensino e aprendizagem. Hoje, estamos fazendo história ao entregarmos uma nova sede dessa que foi a primeira escola pública estadual construída no Bairro Vila Nova e que agora vai receber 380 alunos", destacou.

Para a diretora Regional de Educação de Porto Nacional, professora Deuzelina Tavares Guimarães, a nova estrutura da unidade escolar reforça o processo de ensino em Porto Nacional. "Essa nova estrutura da escola representa muito para nossa educação. Agradeço, ao Governo, pelo compromisso com o ensino do nosso Estado, por trabalharem para atender os nossos anseios frente ao ensino e aprendizagem em nossas escolas", afirmou.

Presenças

Participaram da solenidade de entrega da unidade escolar, professores, lideranças locais, comunidade em geral, os deputados estaduais Toinho Andrade e Valdemar Júnior; a deputada federal Dorinha Seabra, entre outras autoridades.

Compartilhe esta notícia