Governo entrega títulos de regularização fundiária a agricultores de Goiatins

13/11/2017 - Karen Bugano/Governo do Tocantins

O Governo do Estado do Tocantins, por meio do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), entregou, neste domingo, 12, títulos de regularização fundiária rural em Goiatins, beneficiando, com a ação, cerca de 20 agricultores do município. Os títulos foram entregues em comemoração ao aniversário do município, na Praça do mercado, no centro da cidade.

A área de 2.680,8830 hectares, localizada na Fazenda Santo Antônio, lote 63, foi dividida em 20 parcelas que deu origem aos títulos que foram entregues aos posseiros. A ocupação de algumas famílias ocorreu em 1940, passando essas terras de pai para filho, uma vez que as famílias trabalham com cultivo e criação de animais.

Dona Josefa Cirqueira, que mora na área da ocupação, disse: “Cresci nessas terras, casei, tive meus filhos, netos e bisnetos. Agradeço a todos por esse título. Estou feliz da vida, pois agora tenho algo para deixar para meus netinhos e posso continuar plantando e tendo minhas criações com sossego”.

“Com a regularização, os interessados podem acessar as linhas de crédito do Governo e instituições financeiras para o incremento de seus cultivos, as políticas de assistência técnica para desenvolverem a melhor forma de cultivo e aproveitamento da terra, além de dar uma maior segurança aos que agora podem se intitular como proprietários de suas áreas”, destacou o presidente do Itertins, Júlio César.

Estavam presentes na solenidade a primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda; os deputados federais César Halum e Lázaro Botelho; os deputados estaduais Amélio Cayres, Elenil da Penha, e a  líder do governo na Assembleia Legislativa, Valderez Castelo Branco; o secretário de Estado da Articulação Política João Emídio; o prefeito de Goiatins, Antônio Luiz, acompanhado dos prefeitos de Brasilândia, Ricardo Dias; e de Palmeirantes, Charles Rodrigues; o vice-prefeito de Araguaína Fraudineis Fiomare; os ex-prefeitos de Goiantins, Neudir Saurim; e de Barra do Ouro, Gilmar Cavalcante; e o Presidente da Câmara de Vereadores de Goiatins, Max Cruz.