Notícias

Obras no distrito industrial favorecem empresas instaladas e atração de novos empreendimentos para Paraíso

11/10/2017 - Patrícia Saturno/Governo do Tocantins

As obras de melhoria da infraestrutura do Parque Agroindustrial José Antônio de Deus, em Paraíso do Tocantins, vão beneficiar diretamente todos oss empreendimentos instalados no local e favorecer a atração de novas indústrias para o distrito. É o que avaliaram empresários locais e o prefeito do município, Moisés Avelino, durante a inauguração das obras entregues pelo governador Marcelo Miranda, nesta quarta-feira, 11.

Na solenidade, que reuniu lideranças políticas e empresários, o governador, acompanhado da vice-governadora Claudia Lelis, entregou a restauração de 39.928,80 m²  de pavimentação asfáltica, drenagem e meios-fios, facilitando o trânsito no interior do distrito.

“Só temos a agradecer pela reforma do distrito industrial. A necessidade realmente era muito grande. Isso já aumentou a nossa clientela, pois os clientes evitavam vir até aqui por causa dos buracos. A gente acredita que o custo e até a situação das empresas do setor industrial voltou a crescer”, analisou Cleber de Souza Martins, proprietário da empresa Dermocentro.

Em nome de todos os empresários instalados no parque, José Carneiro, proprietário da Frangonorte, considerou que as obras, além de facilitar a vida dos empresários que estão no local, promoverão a atração de outras empresas. Ele também elogiou a política de incentivos fiscais do Governo. “Os incentivos são fundamentais para termos competitividade com os outros estados e com quem vem de fora, nos dá condições de crescer. O Governo tem trabalhado nesse sentido e reconhece que é necessário esse incentivo para que as empresas continuem crescendo”, apontou.

Já o empresário Airton Aragão Sampaio, da Comércio de Casca de Arroz e Cereais, destacou a qualidade do serviço executado. Antes da restauração, relatou, os empresários enfrentavam constantemente problemas oriundos dos buracos nas ruas. “Hoje, a circulação se dá de forma rápida, sem transtornos. Quando a estrada está boa, rapidinho a gente resolve as coisas; o caminhão não quebra, são menos gastos. O parque está bem estruturado", frisou.

Desenvolvimento regional

Os serviços foram executados com recursos da ordem de R$ 1.591.160,66, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (FDE), que é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e  Cultura (Seden). O gestor da pasta, Alexandro de Castro Silva, enfatizou a atuação do Governo voltada para o desenvolvimento das diversas regiões do Tocantins. “É marca deste Governo levar oportunidades aos municípios, com o propósito de promover a descentralização da economia, fazendo com que o desenvolvimento se dê não apenas nos maiores centros”, lembrou.

Neste sentido, o prefeito Moisés Avelino considerou que a revitalização do parque, mais do que atender a uma demanda do município de Paraíso, vai beneficiar todo o Tocantins. “Essa obra é muito importante para a região do Vale do Araguaia, porque aqui chegam indústrias, empresas, que vêm beneficiar não só Paraíso, mas toda a região. Automaticamente, a obra melhora o acesso de saída de caminhões que trazem a mercadoria e levam o produto produzido aqui, o que incentiva quem quer vir para cá, que vê que o parque está bem cuidado. É mais uma forma de incentivo para que mais empresas possam chegar ao nosso parque industrial”, pontuou.

Sobre o parque

O Parque Agroindustrial de Paraíso está localizado na Rodovia BR-153, km 503, é composto por 199 lotes, em uma área de 1.281.800 m² e, atualmente, conta com 15 indústrias instaladas, gerando em torno de 1.700 empregos diretos e indiretos.