Notícias

Sine inicia ciclo de palestras para o ano de 2017

11/01/2017 - Luciano Dourado / Governo do Tocantins

“A prevenção é muito importante, pois a empresa lida em um ambiente que tem muitos ruídos, uma vez que trabalhamos com varias máquinas, por isso a preocupação em instruir nossos colaboradores ao uso correto dos equipamentos de proteção”, assim definiu o gerente de RH da empresa Mundo dos Ferros, Renan Martins, na noite desta terça-feira,10, na sede da companhia. A afirmação dele diz respeito à primeira palestra que o Sistema Nacional de Emprego (Sine-TO) realizou em  2017, dentro do Programa Trabalho Decente, que tem como objetivo conscientizar funcionários das instituições em geral para o uso dos Equipamentos Proteção Individual (EPI).

Com o tema Riscos Físicos – Ruídos, o palestrante do Sine, Evandro Souza explicou aos 45 colaboradores da companhia, a importância da prevenção contra acidentes no ambiente de trabalho. Souza reforçou ainda o uso do protetor auditivo com o intuito de alertá-los quanto a uma possível perda auditiva. “Muitas empresas já estão conscientes quanto ao uso dos equipamentos de segurança, e já orientam seus colaboradores a usarem os EPI, mas é sempre válido reforçar a mensagem”, afirmou.

Prevenção

O colaborador, José Martins, 45 anos, partilha da mesma opinião que o instrutor e sempre se resguarda no trabalho quanto à sua segurança pessoal. Ele afirmou que nunca sofreu nenhum tipo de acidente, mas já presenciou colegas sofrerem, mas por estarem usando os equipamentos de segurança não tiveram problemas maiores. “Já vi colegas sendo salvos graças à conscientização das normas do EPI, o que mostra que essa advertência e lembrete são realmente importantes”, afirmou.

Oportunidade para empresas

Em palmas, o Trabalho Decente oferta palestras sobre saúde e segurança no trabalho desde 2014, atuando principalmente no ramo de construção civil e supermercados, bem como participando de Semanas Internas de Prevenção de Acidentes (Sipat). A equipe do Sine faz também palestras, de acordo com a necessidade de cada estabelecimento comercial. Entre os temas relacionados estão segurança no trabalho, riscos ambientas, violência doméstica e DST/AIDS.

Para receber a equipe do Sine, bata que as empresas interessadas liguem para o telefone 3218-1971 e façam o agendamento. Por enquanto, o Sine só atende os empresários de Palmas, mas a meta é abranger os municípios que têm unidades do Sine, como Paraíso e Araguaína.

Compartilhe esta notícia